O transporte rodoviário de cargas é um dos mais complexos do setor logístico e demanda um bom planejamento e atenção aos detalhes, inclusive na hora de organizar a carga no caminhão. Esta, aliás, é uma das principais etapas do processo, uma vez que impacta diretamente na qualidade da entrega.
Quando feita de forma inadequada, a distribuição pode acarretar problemas e causar atrasos na entrega, danos às mercadorias e acidentes. Mais do que isso, motoristas e transportadoras podem ser alvo de sanções, que incluem multas e retenção do veículo.
Por que organizar a carga no caminhão?
Organizar a carga no caminhão é uma prática já conhecida do mercado, mas nem sempre os cuidados são levados à risca. Afinal, a rotina atribulada e a demanda cada vez mais alta, fazem com que a etapa passe despercebida algumas vezes. Quem nunca viu um veículo com sobrecarga trafegando nas rodovias brasileiras que atire a primeira pedra.
O problema é que as regras existem por um motivo e a distribuição correta da carga que será movimentada garante que os produtos, perecíveis ou não, sejam acomodados da melhor forma, respeitando as limitações e preservando a integridade da mercadoria e a segurança do motorista.
A adoção de boas práticas de transporte, inclusive, tende a trazer ganhos em termos de produtividade, qualidade, custos e transparência. Afinal, veículos que circulam com peso em excesso, por exemplo, estão sujeitos a multas e podem ser apreendido pelos órgãos fiscalizadores.
Da mesma forma, eles também estão mais sujeitos a acidentes, desgastes nos pneus, problemas de estabilidade e assim por diante. Ainda nesse cenário, uma carga mal distribuída pode danificar as mercadorias, elevando os custos e impactando na entrega, que pode sofrer atrasos.
Como distribuir a carga?
Embora pareça simples, organizar a carga no caminhão exige atenção. É preciso, por exemplo, assegurar que a carga não ultrapasse o peso total definido pelo fabricante do veículo e nem a sua capacidade máxima de tração.
Mas, não apenas isso. Os transportadores devem seguir também outras orientações, que são:
- Distribuir o peso conforme a posição dos eixos, evitando sobrecarregá-los;
- Respeitar as características das mercadorias;
- Evitar espaços vazios entre os produtos; e
- Distribuir os itens de maneira uniforme.
Também é importante que a carga seja distribuída por toda a carroceria, de modo que é quase imprescindível começar o carregamento pelo eixo traseiro. Isso facilita a visualização e garante uma distribuição mais uniforme.
Por fim, mas não menos importante, antes de iniciar qualquer transporte, é preciso entender se a mercadoria é compatível com o caminhão. Há, atualmente, inúmeros tipos de carrocerias, sendo que cada uma delas é indicada para um tipo de carga.
Fonte: Pagbem