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Publicado em 26 de agosto de 2025

Investimentos em rodovias impactam PIB do transporte, aponta estudo da CNT

Pesquisa “Série Especial de Economia - Investimentos em Transporte” mostrou que setor gerou R$ 366,26 bilhões em riqueza em 2025, representando 3,1% do PIB nacional   De acordo com nova edição da “Série Especial de Economia - Investimentos em Transporte” da CNT, investimentos em rodovias geram impactos positivos sobre o Produto Interno Bruto (PIB) do…

Pesquisa “Série Especial de Economia – Investimentos em Transporte” mostrou que setor gerou R$ 366,26 bilhões em riqueza em 2025, representando 3,1% do PIB nacional

 

De acordo com nova edição da “Série Especial de Economia – Investimentos em Transporte” da CNT, investimentos em rodovias geram impactos positivos sobre o Produto Interno Bruto (PIB) do transporte. A pesquisa apontou que em 2024 o setor de transporte foi responsável por gerar R$ 366,26 bilhões em riqueza — 3,1% do PIB nacional e 5,3% do PIB de serviços.

Mesmo com esse impacto, a área enfrenta desafios com apenas 12,4% da malha nacional pavimentada, sendo que segmento rodoviário responde por 65% do volume de mercadorias movimentadas e pela mobilidade de mais de 90% das pessoas.

Além disso, 67% da extensão rodoviária avaliada pela associação está em estado regular, ruim ou péssimo, segundo a Pesquisa CNT de Rodovias 2024. A CNT estima que seriam necessários R$ 99,77 bilhões para recuperar, restaurar e manter a malha avaliada.

Segundo a diretora-executiva interina da CNT, Fernanda Rezende, o transporte é elemento central para o desenvolvimento do país. “Investir nesse setor não significa apenas aprimorar a malha logística, mas, também, impulsionar o crescimento econômico sustentável”, afirmou.

 

IMPACTO DOS INVESTIMENTOS PÚBLICOS E PRIVADOS

 

O estudo ainda apontou que os investimentos privados em rodovias resultam em efeitos mais rápidos e de maior intensidade do que os investimentos públicos realizados pela União.Por exemplo, um aumento de 1% nos investimentos privados resultaria em crescimento imediato de 0,09% no PIB do setor, alcançando o pico de 0,17% em apenas nove meses. Por outro lado, a mesma porcentagem de investimentos públicos geram a expansão inicial de 0,02%, com o pico de 0,15% somente após um ano e meio.

“Enquanto o setor público desempenha papel essencial na promoção de investimentos estruturantes, especialmente em áreas menos atrativas economicamente, o setor privado contribui com eficiência operacional, capacidade de execução e foco em metas de desempenho, como se observa nas rodovias concedidas”, explicou o presidente do Sistema Transporte, Vander Costa.

Para ele, “a articulação entre esses dois tipos de investimento permite alavancar recursos, otimizar resultados e ampliar os benefícios para a infraestrutura de transporte rodoviário”.

Fonte: Mundo Logística

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