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Publicado em 27 de novembro de 2024

On Time Delivery: o que é, cálculo e como otimizar esse indicador

O On Time Delivery, ou simplesmente OTD, é um indicador que mede a eficiência dos prazos de entrega do produto, frente ao que foi prometido ao cliente. Uma porcentagem acima de 90% representa o valor ideal a ser seguido. Se você não sabe como funciona esse indicador e como chegar a essa porcentagem, não se…

O On Time Delivery, ou simplesmente OTD, é um indicador que mede a eficiência dos prazos de entrega do produto, frente ao que foi prometido ao cliente. Uma porcentagem acima de 90% representa o valor ideal a ser seguido.

Se você não sabe como funciona esse indicador e como chegar a essa porcentagem, não se preocupe, pois nós vamos ensinar tudo por aqui.

Seguir o prazo de entrega é um desafio para as empresas, principalmente, ao considerarmos que a logística é uma área extremamente complexa, influenciada por vários fatores internos e externos.

Por outro lado, as empresas que conseguem otimizar esse prazo e realizar uma entrega rápida e sem atrasos se destacam frente à concorrência e ganham a confiança dos clientes.

 

O que é OTD (On Time Delivery)?

 

O On Time Delivery (OTD) é um indicador muito importante para qualquer empresa de produtos, pois ele mede a eficiência das entregas quando se trata de prazo. Basicamente é a relação entre entregas totais versus entregas realizadas no prazo.

A métrica revela o cumprimento de pedidos entregues no prazo para o cliente e, por isso, tem tudo a ver com o quanto a sua empresa é confiável aos olhos do consumidor.

O resultado desse indicador chave de desempenho (KPI) permite identificar a existência de problemas com o transporte e com a pontualidade da logística.

 

Qual a importância dos indicadores de performance para a sua empresa?

 

Existem diversas formas de analisar o desempenho de uma empresa, uma delas é por meio dos KPIs, que nada mais são do que indicadores quantitativos, por meio dos quais é possível acompanhar o desempenho de diferentes estratégias de uma empresa.

Eles oferecem dados reais e informações úteis, que trazem conhecimento para o gestor tomar decisões mais acertadas.

Os KPIs permitem que as empresas identifiquem áreas que podem precisar de melhorias ou ajustes, bem como sucessos que podem ser usados como alavanca ao explorar novas oportunidades.

Eles também fornecem informações sobre quais estratégias são mais eficazes, permitindo que as empresas concentrem seus recursos na direção certa e estabeleçam objetivos apropriados com resultados alcançáveis.

 

Qual a importância de acompanhar esse indicador?

 

O On Time Delivery, especificamente, permite analisar o quanto você cumpre a sua promessa frente ao cliente.

Isso porque quando ele realiza uma compra por um e-commerce, recebe um prazo de entrega. É como se fosse um acordo entre cliente e fornecedor.

Quando a sua empresa atrasa uma entrega, ela está traindo a confiança do consumidor. Imagine que você comprou um tênis que você queria muito pela internet, por exemplo.

A empresa informou que o prazo de entrega seria dentro de 4 dias, mas o tênis chegou apenas no quinto dia.

Em outro cenário, imagine que a empresa informou um prazo de 5 dias, mas o tênis chegou no quarto.

No segundo cenário, a empresa entregou dentro do prazo e ainda surpreendeu positivamente o cliente, aumentando chances de ele ficar feliz com a entrega e dele fazer um novo pedido com a loja.

Faz toda a diferença, concorda?

 

Como acompanhar o OTD da sua empresa?

 

O jeito mais fácil e prático de acompanhar o On Time Delivery é por meio de sistemas de tracking.

Além de fornecer o rastreio da frota e dos produtos em todos os momentos da rota, o OTD também fornece dados reais e previsão da entrega em tempo real.

Este sistema auxilia o cliente desde a etapa de montagem de carga dos pedidos até o momento que eles chegam aos clientes, com gestão de ocorrências, KPIs e relatórios durante todo o processo.

 

Como calcular o On Time Delivery?

 

A fórmula para calcular o On Time Delivery é bem simples. Veja:

  • total de entregas feitas no prazo / total de entregas feitas em determinado período x 100

Digamos, por exemplo, que uma empresa realizou um total de 1000 entregas, mas dessas apenas 750 foram no prazo.

Então a conta seria:

  • 750 / 1000 = 0,75 x 100 =  75%

Considera-se como um bom percentual, valores acima de 90%.

A empresa que ainda não alcançou esse valor pode estabelecer metas e, aos poucos, conseguir chegar à porcentagem estipulada.

Para isso, também é necessário investigar onde estão os gargalos durante o processo. Afinal, o que está sendo feito de errado com essas entregas que não estão chegando no prazo?

 

Quais os principais desafios do OTD?

 

Um dos principais desafios do On Time Delivery é atender a expectativa dos clientes e, ao mesmo tempo, superar a concorrência.

Pois, ao mesmo tempo que existem cada vez mais recursos e tecnologia para auxiliar em entregas cada vez mais rápidas e eficientes, também existe uma concorrência acirrada que está buscando a mesma coisa que você.

Por isso, ainda que seja um grande desafio, é preciso se diferenciar e gerar entregas cada vez mais rápidas, garantindo mais autoridade no assunto para a sua empresa.

E isso só é possível quando você conta com os parceiros corretos nessa caminhada.

 

Conclusão

 

O On Time Delivery é um indicador importante para empresas que trabalham com a entrega de produtos físicos, pois ele mede a eficiência dos prazos e o quanto a companhia consegue cumpri-los.

Uma boa porcentagem revela que a empresa é confiável aos olhos do cliente e cumpre o que foi prometido a ele, aumentando a reputação da empresa e a chance de fidelização.

A métrica diz respeito às entregas, mas é reveladora no sentido de demonstrar a organização do processo logístico.

Se o valor foi muito abaixo do esperado, os gestores sabem que algo está errado e que precisam trabalhar para melhorar este valor, encontrando os gargalos que estão interferindo no prazo de entrega ideal.

Fonte: Fretefy

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