Rastrear encomendaSolicitar cotação
Publicado em 4 de dezembro de 2023

Sistema de freio de caminhão: entenda como funciona

Manutenção de freio em frotas, qual a importância? Um bom gestor de frotas sabe a importância de realizar manutenções preventivas nos veículos da frota, principalmente quando falamos do sistema de freios, que é um dos grandes responsáveis pela segurança do veículo, do motorista e de terceiros. Pensando nisso, no artigo de hoje falaremos sobre o sistema de…

Manutenção de freio em frotas, qual a importância? Um bom gestor de frotas sabe a importância de realizar manutenções preventivas nos veículos da frota, principalmente quando falamos do sistema de freios, que é um dos grandes responsáveis pela segurança do veículo, do motorista e de terceiros.

Pensando nisso, no artigo de hoje falaremos sobre o sistema de freios, mostraremos sua importância e como organizar uma rotina de cuidados com este importante componente veicular, principalmente, quando pensamos na gestão de frota.

Hoje, falaremos sobre:

  • Sinais de que os freios precisam de manutenção
  • Como realizar as manutenções nos freios?
  • Como organizar uma rotina de cuidados com os freios?

SINAIS DE QUE OS FREIOS PRECISAM DE MANUTENÇÃO

Quem trabalha diretamente com frotas precisa saber quando um veículo precisa de reparo. Na maioria absoluta das vezes, os veículos dão sinais de que algo não está funcionando como deveria. Por isso, é importante reconhecer quando existe algum problema, quer de ordem mecânica ou elétrica.

Luzes no painel, barulhos incomuns, ruídos “novos” e até mudança na condução de um veículo, podem ser sinais que indicam a existência de algum problema. Quando pensamos no sistema de freios, os indícios mais comuns, são:

  • Ruídos e chiados
  • Luz de advertência no painel
  • Dificuldade em parar o veículo
  • Vibração excessiva no pedal de freio (quando acionado)

Ao perceber algum desses sinais, é fundamental levar o veículo para o mecânico, que poderá realizar diagnósticos e constatar a real necessidade mecânica do veículo. Assim, além de resolver rapidamente o problema, o motorista poderá conduzir o veículo em sua plena segurança.

COMO REALIZAR AS MANUTENÇÕES NOS FREIOS?

O sistema de freios é composto pelas seguintes peças:

  • Pedal;
  • Alavanca;
  • Discos de freio;
  • Tambor;
  • Pastilhas de freio;
  • Lona;
  • Sensores;
  • Pinça;
  • Sapata de freio;
  • Servo freio;
  • Cilindro de roda;
  • Cilindro mestre;
  • Cabo de freio;
  • Tubulação;
  • ABS e EBD.

O sistema de freios possui muitos componentes, sendo que determinados tipos de veículo possuem sistemas diferentes, quando comparados entre si (caminhões e carros, por exemplo).

Durante as manutenções todos os componentes pertencentes ao sistema de freios são verificados para constatar desgaste prematuro, problemas ou anomalias. Evidentemente, nem só de manutenções corretivas vive uma frota, não é mesmo?

Quando falamos do sistema de freios, é altamente recomendável antecipar algumas manutenções, realizando serviços preventivos. Assim, além de reduzir custo, opera-se com total segurança.

COMO ORGANIZAR UMA ROTINA DE CUIDADOS COM OS FREIOS?

De acordo com o manual de cada veículo, a montadora informa a quilometragem adequada para que as verificações e manutenções no sistema de freios sejam realizadas. Contudo, quando pensamos no uso extremo desses veículos, o tempo normal de verificação deve ser reduzido.

Quando se compara um carro X que é usado em uma frota corporativa e o mesmo carro, quando utilizado por uma família, por exemplo, o uso na gestão de frotas é muito mais “agressivo”, isto é, o carro opera todo dia e por longas distâncias.

Pensando nisso, se no manual do proprietário a montadora recomenda revisar o sistema a cada 20 mil quilômetros, um bom gestor de frota reduzirá este prazo pela metade! Assim, se evitam gastos desnecessários e a ociosidade do veículo por algum problema e, como pontuamos, os veículos poderão rodar com total segurança.

CONCLUSÃO

Infelizmente, muitas empresas não têm a cultura de realizar manutenções preventivas, muito pelo contrário, só realizam algum tipo de serviço em seus veículos quando o problema aparece. Mas, como mostramos, além de desagradável, isso pode sair mais caro do que a realização das manutenções preventivas.

Copiar link
Por remetente (com senha)
Por destinatário (com senha)
Pelo pagador (com senha)
Link direto